28 de janeiro de 2009

Um pouco da cultura indiana






A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.

Dança Indiana
A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.


Música Indiana
A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).


Na arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.

Filosofia Indiana
A
filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.

Religião
A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e
cristianismo.

Sistema de Castas
Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas).


Festas Indianas
Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro à março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).

Mahatma Gandhi
Foi um dos grandes pensadores do século XX. Em vez de empunhar armas, usou a não-violência como forma de protesto, mobilizando toda uma nação e libertando a Índia do imperialismo britânico. De forma autobiográfica e no formato de audiolivro, "A História de Minhas Experiências com a Verdade" narra essa impressionante saga: a criança tímida na pequena cidade de Porbandar; o solitário estudante de Direito na Inglaterra; o surgimento do jovem humanista na luta pelos direitos civis na África do Sul; a consagração do líder no retorno à Índia; a luta pacífica e incansável pela independência de seu povo; o assassinato, fruto da intolerância que tanto combateu. Esse audiolivro apresenta uma refinada produção de áudio. As belas canções mantidas no audiolivro, que estão entre as favoritas de Gandhi, enriquecem a apreciação dessa obra, colocando o leitor em contato com a riqueza cultural da Índia.
Conhecer o outro e respeitar o outro é sempre muito bom...
Respeito ao diferente é a essência...
Beijos
Gislaine

Nenhum comentário:

Postar um comentário